Mesmo que, às vezes, exija algum tempo para a adaptação no paciente, hoje em dia as próteses são bem mais confortáveis, naturais e tem melhor aparência do que as usadas antigamente. O material pode ser a resina (rígida) ou mesmo o silicone (flexível), que vem ganhando um espaço significativo devido a sua ótima adaptação e valor estético.
Botox, nome popular da toxina botulínica, não é uma novidade na Odontologia. Os cirurgiões-dentistas fazem uso terapêutico da substância para o tratamento de diversos tipos de patologias, dores faciais e problemas relacionados com a articulação temporomandibular (ATM).
Esse é um medicamento biológico injetável que, por meio de um mecanismo temporário, inibe a contração de determinados músculos faciais relacionados a problemas estéticos e funcionais. Para ser mais exato, ele atua sobre os nervos motores, impedindo a liberação de neurotransmissores que provocam a contração muscular no rosto.
A restauração é o processo pelo qual um dente afetado por cárie ou partido volte a ter a sua forma e função normal. Quando um dentista faz uma restauração, remove a parte do dente que está deteriorada, limpa a área atingida e preenche a cavidade limpa com um material de restauração. A restauração também ajuda a prevenir uma deterioração posterior fechando o acesso de bactérias nos espaços onde elas podiam se infiltrar.
Os aparelhos removíveis devem ser utilizados pelo tempo indicado pelo ortodontista, e nos momentos em que não estiverem sendo utilizados, estes devem ser higienizados e guardados na caixa apropriada para ele.
O clínico geral é o responsável pelo atendimento primário dos pacientes odontológicos, sendo encarregado de encaminhá-los a outros especialistas ou, em casos menos complexos, de resolver o problema encontrado. A sua função é garantir a qualidade da mordida, a saúde da gengiva e dos dentes, além de auxiliar com a higiene bucal.
As facetas em resina, apesar de menos populares, apresentam recursos interessantes que, em algumas ocasiões, superam os sofisticados tratamentos com facetas e lâminas em porcelana. Um exemplo disso são transformações rápidas do sorriso (do ponto de vista terapêutico, quase instantâneas), cujo tempo de tratamento é bastante inferior às facetas em porcelana. Perfeitas para ocasiões sociais ou profissionais de última hora como entrevistas de emprego, formaturas e casamentos.
Raios-X, também conhecido como radiografias, são parte essencial de qualquer tratamento dentário. Eles podem ajudar em diagnósticos, mas podem também ser preventivos, auxiliando o dentista a diagnosticar potenciais problemas de saúde bucal de um paciente antes de se tornarem um grande problema. Uma radiografia é um tipo de energia que passa pelos tecidos mais finos e é absorvido por tecidos mais densos. Dentes e ossos são muito densos, por isso absorvem raios-x, sensibilizando menos o filme radiográfico.
A cirurgia (oral menor) é aquela que pode ser realizada no próprio consultório ou clínica odontológica. São aquelas que envolvem um risco menor e são bem cotidianas. É o caso da extração dentária, por meio da exodontia. A extração do dente do siso é a mais recorrente. O dente do siso aparece após a evolução da arcada dentária dos indivíduos, o que pode trazer complicações aos pacientes. Por este motivo, a retirada está entre as cirurgias odontológicas mais comuns.
As causas mais frequentes de atendimentos de urgência em pronto socorro 24 horas são: pulpite, abscesso, carie profunda, necrose pulpar, fratura dentária. E os tratamentos mais realizados foram: abertura de câmera (espaço destinado ao nervo) restauração provisória, exodontia e prescrição de medicamentos.
A dor e o sintoma mais relevante é a grande procura por atendimento 24h.